cultura

Afaste suas dúvidas de Português

Dúvidas: "a" ou "e", juntos ou separados?

Língua Portuguesa: tire suas duvidas aqui.
Voltas às aulas! Vamos nos antenar?

De vez em quando vou tirar umas dúvidas-pedras de Português que existem no nosso caminho. Os textos são fruto de minha experiência, por anos, como professor de Língua Portuguesa, e você pode participar sugerindo um assunto, ok?

Vamos, então, às primeiras dúvidas
 

* A parenta ou a parente?

Resposta: Ambas as formas estão certas. Lembre-se de a presidente/ou a presidenta, a chefe/ou a chefa. É por aí
 

* Escrevem-se sempre separadamente, e nunca junto, a formas:

a partir de, por isso, com certeza, de repente, se calhar,

a gente, forma popular plural de nós, e

a fim de, que é equivalente a para, indicando finalidade: Estudo bastante a fim de passar no concurso; ou significando “com vontade de”: Ando a fim de namorar Patrícia, e “com a intenção de”: Escrevo poemas a fim de emocionar as pessoas.
 

Nesse caso, às vezes se erra nem por não se saber dessas separações, mas por distração ou pressa.

Qual o cuidado a tomar?

Ter mais atenção!

Junto, fica: agente, substantivo, que significa “uma pessoa que faz algo”: agente secreto, agente de saúde, agente de turismo, etc.

Outra dúvida um pouco frequente desse caso se refere ao termo

Continue lendo

Com a arte nas veias


Christiane Mattos e Xande Valois.
Superligados ao universo do teatro, do cinema e da televisão, eles formam uma dupla perfeita no fazer arte, pois a têm no sangue.

Mãe e filho, como todos sabemos, CHRISTIANE MATTOS e XANDE VALOIS abrem o mês de fevereiro trazendo pra nós as novidades na carreira, além de gostosas palavras sobre a vitória do ator na Dancinha dos Famosos.

Vamos embarcar nesta
 

ESPECIAL ENTREVISTA?


IZAN SANT – Christiane, conta à gente como ocorreu o processo para a participação do Xande na Dancinha dos Famosos.

CHRISTIANE MATTOSO Xande foi chamado pra fazer a Dancinha já na outra edição, a de 2015, mas como ele estava em cartaz no musical “Ou Tudo ou Nada” e ele não tinha standing, ele não teve como ensaiar e participar. No final de 2016, foi chamado novamente, então pôde fazer e foi maravilhoso. Foi uma experiência muito legal pra ele e, principalmente, pra mim também.
 

IS – Qual o estilo de dança mais complicado que você encarou para aprender, Xande?

XANDE VALOISO ritmo que eu tive mais dificuldade de aprender foi a valsa, porque eu nunca tinha encarado, não tinha dançado, eu não tinha a menor ideia de como eram os passos, então foi o ritmo mais difícil.
 

IS – Cada domingo era uma nova batalha do Xande na Dancinha. E o coração, Christiane, reagia de formas diferentes?

CMSim, a cada domingo era uma emoção diferente, porque o que eu mais admirava nas apresentações do Xande é que, além de ele ter jeito pra dança, além de ele dançar, fazer os passos, os movimentos assim, firmes, ele interpretava. A cada domingo era um personagem diferente que ele levava pro palco.
Xande Valois. Dancinha dos Famosos.


IS – Uma curiosidade dos bastidores, pode-se falar?

CM – Um dia eu tava assistindo ao ensaio pelo vidro, porque é tipo a casa do Big Brother a casa de ensaios;  é a mesma casa onde os adultos também ensaiam pra Dança dos Famosos. E eles ensaiam em salas espelhadas, com as câmeras que ficam por trás, filmando os ensaios. Daí, um dia, foi permitido que os responsáveis ficassem nessa parte que eles não veem, quem está dentro da sala não vê; é espelhado, tipo o Big Brother mesmo. Os responsáveis puderam ir ver, cada um, os seus filhos ensaiando. Vi, então, o diretor Henrique Farias, na última semana de ensaios, falando pro Xande: “Xande, eu quero que você incorpore o malandro da Lapa”, e eu achei isso interessante porque ele viveu realmente o malandro: pelo jeito, pelas caras, pela interpretação dele na coreografia. Achei muito legal.
Xande Valois. Dançando no Domingão do Faustão.


IS – Sair como vitorioso significou…?

XVSair vitorioso significou o quanto eu devo continuar dançando, o quanto isso vai, cada vez mais, me ajudar na minha profissão de ator e me deu essa certeza: que a dança tem que continuar presente na minha vida. (Na foto a seguir, Valois em cena do filme "Através da Sombra".)Xande Valois. Longa-metragem "Através da Sombra".


IS – Vocês visitaram a quadra da Imperatriz, escola de samba pela qual Xande irá desfilar no carnaval. Qual a emoção aí?

CM – O samba, pra nós, representa as nossas raízes, a festa cultural, aquela emoção de estar na avenida. O Xande já desfilou por duas escolas mirins, que foram a Pimpolhos da Grande Rio e a Golfinhos do Rio de Janeiro. No ano passado nós desfilamos na Inocentes de Belfort Roxo, que fez uma homenagem ao Cacá Diegues; nós saímos na Ala dos Amigos e Familiares do Cacá. Este ano, estar no desfile das escolas do grupo Especial é uma emoção que não tem como descrever, porque na hora em que a bateria começa a tocar e vem aquela multidão, aquele povo cantando, remete muito às nossas raízes, à nossa cultura. E uma emoção muito forte, é muito lindo.
Xande Valois. Na quadra da Escola de Samba Imperatriz.

Com a rainha Cris Vianna, o ator Sérgio Marone, Simone Drumond (diretora e primeiro destaque da Imperatriz)
e os amigos do elenco mirim de "Vamp": Mari Cardoso, que participou do "The Voice", e Rafa Mezadri.
 

Aqui, em nova cena e nos bastidores de "Através da Sombra".

Xande Valois e Christiane Mattos em 'Através da Sombra".


IS – Sobre o recente e intrigante longa-metragem Através da Sombra, o que vocês podem nos dizer?

CMO longa “Através da Sombra” foi uma experiência também muito incrível, de um aprendizado enorme. Na época que o longa foi filmado, o Xande tinha 9 anos e era muito pequeno, e ver o Xande tendo uma troca perfeita de sintonia com o Walther, um grande e renomado diretor de cinema, foi uma emoção também muito grande pra mim, e pra ele, então, um aprendizado sem fim. Inclusive ele, hoje, diz querer fazer faculdade de cinema futuramente. Ele pretende aprender esse lado da direção, e isso se deve muito ao fato de ter tido esse contato com o Walther Lima Jr., que foi um aprendizado, como eu já disse, ilimitado pra ele, uma coisa muito emocionante e de aprendizado que ele vai levar pra vida toda.
Christiane Mattos e Xande Valois. Através da Sombra.


IS – O Vamp vem chegando. Qual o sentimento em relação a esse musical?

CM - O Xande, primeiramente, está se sentindo muito honrado por ter sido convidado pelo diretor Jorge Fernando na época em que ele estava fazendo “Êta Mundo Bom!”, para integrar o elenco do “Vamp”. Ele já teve duas experiências com o Jorginho: na “Êta Mundo Bom!”, em que ele interpretou o Cláudio, e, anteriormente, na “Alto Astral”, em que ele fez a primeira fase dessa novela, na qual ele era o personagem do Sérgio Guizé — que era o protagonista — na infância. E também há muito aprendizado: o Jorginho é um diretor que inspira muito o Xande, eles têm uma química boa… E, agora, é aguardar essa estreia superesperada, e vai ser um grande sucesso, com certeza. 
Christiane Mattos e Xande Valois. Momento bastidores de Através da Sombra.

 

IS – Projetos futuros! Quais são?

Continue lendo

Recife — Atriz Premiada sim, senhor


Nesse dia 15, domingo, Priscila Cardoso ganhou o Prêmio de Melhor Atriz, pelo filme Sem chão, do Curso EM CENA-PE.

Trata-se de uma jovem que, muito além da beleza, tem o dom de nos impressionar quando a vemos no palco ou na tela. Disciplina e concentração, na hora de atuar, são o seu forte.

Cinema. A atriz na pele de Thaísa.


O longa-metragem, que representou a prova de conclusão do Em Cena, foi rodado na Veneza Brasileira, contando com mais bons atores do cenário pernambucano: Ítalo Lima, Emília Marques Nemu Campos. Além de Nemu, são formandos do curso, os quais também participaram do filme: Carol Braz, Jonathas David, Adriana Martins, Jaque Santos, Tatiana Vergetti, Neto NunesTato Leal, Fernando Marques, Genilda Sabino, Hamilton Torres, Adson França, entre outros.

A personagem de Cardoso é a Thaísa, de 17 anos. Sobre esta adolescente — pouco antes de dar de cara com ela na telona — Priscila externou:

Cinema. Um momento de ação do longa.


Tatá para os íntimos. Até que enfim, né, garota? Chegou o dia em que vou te conhecer melhor. Foram meses te preparando, aprendendo, errando e acertando com você. Te agradeço por tudo, amei te sentir na pele, amei viver você. Te amei! Obrigada, minha querida ‘aborrecente’!”.

Já em relação ao Prêmio como Melhor Atriz, suas palavras, bem escolhidas, foram

Cinema. Ela com o Prêmio de Melhor Atriz.


“Junto com ele veio meu Certificado, com o qual realizo o primeiro passo de meu sonho profissional. Agradeço, primeiramente, a Deus; em segundo lugar, a todos que me apoiaram e me apoiam nesse caminho, que não é nada fácil, mas, ao mesmo tempo, é gratificante demais.”

Cinema. Uma cena de emoção à flor da pele.


Gratificante demais, também, pode ser mais o quê?

Continue lendo

À galera de Santo André – SP: “Manual…” chegando…


É o Manual Prático da Mulher Desesperada, com Adriana Birolli e Alexandre Contini

Uma supercomédia que conta "as aventuras emocionais de uma jovem num sábado à noite, onde Alexandre interpreta um eventual ficante e o melhor amigo gay da personagem de Adriana". Como nos disse uma vez a atriz numa entrevista, "o espetáculo tem sabor de tutti-frutti, nele tem de tudo um pouco, é maravilhoso".

Fica a dica e o delicioso convite da própria Birolli a vocês de Santo André e aos turistas do local, para este dia 16 de outubro, vejam


Façam-se felizes, assistam a esse Manual Prático,
mulheres e homens! Assisti e recomendo.
 

Vídeo gentilmente cedido por: Alexandre Contini
 

A fanpage da atriz é

Continue lendo

Ao povo da Cidade do Paulista – PE


Série Bem Fazer  com Paulo Fernando:
não só ouvir, mas agir — a base!
 

É imprescindível que um cidadão, uma vez candidato a um cargo público, seja sintonizado com a problemática que o rodeia. Mais que isso, seja compromissado e cheio do desejo de fazer uma gestão séria — o que está bastante difícil nos dias de hoje.

Só que nem todos pensam em si próprios, há gente que pense na coletividade. Paulo Fernando, candidato a vereador pela pernambucana Cidade do Paulista, é um desses.

Antes de apontar alguém de confiança, eu pesquiso, visualizo, estudo… Por isto, uma
 

ENTREVISTA

que vale a pena acompanhar. Deixe sua reflexão nortear você em relação às colocações do candidato.
 

IS – Quais as suas ações que buscarão melhorar a questão dos artistas, dos esportistas e dos professores?

PF – Paulista, hoje, precisa ser ouvida, vamos fazer diversas audiências públicas com a população e os poderes para realizar ações em prol desses seguimentos. Eu também, se caso eleito, quero criar uma lei que faça com que o prefeito contrate os artistas da cidade em shows no município. O esporte vai ser uma das nossas bandeiras, vejo no esporte uma forma de salvar jovens das drogas e os professores terão sempre meu apoio, eu sou filho de professora e casado com uma pedagoga.
Paulo Fernando - Número 12123.


IS – Como vê o atual momento da Cidade do Paulista e qual a sua ideia de política?

PF – Atualmente, Paulista está completamente abandonada, o atual prefeito e seus 15 vereadores não fizeram nada de produtivo ao município, nossa cidade não tem uma praça de qualidade, a unidade de pediatria fechou e, nas últimas chuvas de maio, a cidade ficou uma ilha devido à falta de manutenção das galerias.
Em contato com o povo.


IS – Sempre gosto de fazer esta pergunta a um candidato. O que a população pode esperar de diferente de você em relação aos vereadores que hoje estão exercendo mandato?

PF – Inovação, coragem, transparência e muito trabalho.
 

IS – Paulo Fernando por Paulo Fernando?

PF – Eu tenho um filho de 2 anos e o medo de ele crescer e ver nossa cidade da forma que vejo hoje. Então tomei a coragem de colocar nosso nome à disposição dos paulistenses como alternativa de mudança de verdade.
Sempre atencioso à população do Paulista.


IS – Sua mensagem super do Bem à população de Paulista!

PF – Vamos dar uma oportunidade à juventude, quem tem experiência, quem tem coragem de bater de frente com o sistema atual, vamos dar um basta à corrupção e tratar nossa cidade com dignidade e carinho. Então, no próximo domingo, vote certo: Paulo, 12123. Obrigado.

Politica é mais do que cidadania. É

Continue lendo

Dedicação à Arte, à Educação, ao necessário


Tássio Rennalli.
Série Bem Fazer com Tássio Rennalli:
no início, o amparo social

 

Em relação aos artistas pernambucanos, TÁSSIO, candidato por Recife, respondeu: “Infelizmente, vivemos em uma cidade que não tem representação cultural nos escalões políticos. Quero, como vereador, representar toda essa gama cultural no parlamento.”

Já sobre a Educação, parte da resposta de RENNALLI foi: “Iremos VALORIZAR A REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, pois é vergonhoso os professores precisarem levar os materiais comprados com seu próprio dinheiro porque algumas escolas não oferecem as condições mínimas para um bom andamento das aulas.”

Extremamente vergonhoso! Temos o dever de mudar isso.
 

Aqui, nossa
ENTREVISTA
com ele, que sabe o que, com garra, defenderá bem.
 

IZAN SANT – Quem é Tássio Rennalli?

TÁSSIO RENNALLI Um jovem sonhador. Mas que irá realizar o que sonha de melhor para quem confia em minhas propostas. Advogado e graduando em Economia, desde cedo dedicado a projetos sociais.
 

IS – Como você enxerga o atual momento da nossa Recife?

TR – Recife não é diferente de outras capitais pelo Brasil, também entrou na crise econômica.  Temos hoje muitos bairros que precisam da atenção do poder público, nesse momento não culpo, de forma direta, a Prefeitura do Recife. Muitas das vezes falta um elo de ligação entre a comunidade e a Prefeitura, que seria o papel do vereador.
 

IS – Como candidato a vereador, quais as suas considerações para melhorar a questão da Educação?

TR – O Recife precisa com urgência de uma educação de qualidade; infelizmente, seriam horas e horas relatando aqui quais os problemas, fica mais fácil elencar algumas das propostas que levanto para melhorar a educação do Recife. Além de valorizar a remuneração dos docentes, iremos

CRIAR UMA MATÉRIA EXCLUSIVA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E CIDADANIA/ORIENTAÇÃO ANTIDROGAS – É dever e direito de todo cidadão saber o que tem escrito na Constituição Federal.

PROPOR QUE OS CARGOS DE CARÁTER TÉCNICO DO PODER PÚBLICO DEVAM SER PREENCHIDOS POR CONCURSO PÚBLICO – Que a ascensão seja por mérito, combatendo desvios de função.

MAIS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Propor ao Executivo que viabilize parcerias para realização de cursos de capacitação e profissionalizantes, tendo em vista o crescimento da cidade do Recife, gerando emprego e renda para os menos favorecidos.

LUTAR PARA QUE SEJA AMPLIADA AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL.
Tássio e sua alma gêmea: Raíssa. 

IS – Qual(is) a(s) sua(s) outras bandeira(s)?

TR – Penso que Saúde, Educação e Segurança são tripé basilar. Mas temos propostas para a área de infraestrutura, esporte, lazer, cultura, assistência social, idosos, crianças e direitos dos animais.


IS – Vamos falar sobre os artistas recifenses: os atores, diretores, cantores, compositores, artesãos, entre outros. Não há uma valorização pelo artista, como deveria haver, no município. E aí, onde entra o Tássio Rennalli?

TR Quero ser uma voz ativa nos interesses de TODOS esses Artistas. Sofri na pele, quando na juventude tinha uma banda alternativa, e, praticamente, pagava pra tocar e ter o trabalho divulgado nos shows.
Tássio Rennalli. Mais propostas.


IS – O que a população pode esperar de diferente de você em relação aos vereadores que hoje estão exercendo mandato?

TR – Pode esperar, acima de tudo, TRANSPARÊNCIA e HONESTIDADE, desde cedo aprendi com meus pais que o caminho da ética sempre é o melhor, e aprendi com a vida que tudo que vai, volta em dobro. Podem esperar um vereador ativo com todas as comunidades do Recife, independente de se tive ou não voto em algumas delas.
 

IS – Você faz, há muito tempo, trabalhos sociais muito bonitos, necessários: a atenção ao social é o maior deles. O que recebe como benefício pelas várias ações sociais que já vem realizando mesmo sem mandato?

TR – Carinho e sorrisos. Atuo além da esfera social, mas também na defesa jurídica de pessoas necessitadas, evitando injustiças, recebendo em troca atenção, amor e gratidão, que, por vezes, vale mais que qualquer dinheiro. Me sinto realizado quando faço isso!
Tássio Rennalli. Solidariedade faz bem à alma.


IS – Como vê a política nos dias de hoje?

Tássio e o colunista Izan Sant.TR – Suja, infelizmente. Mas com esperança de melhora. Muita gente nova e boa se candidatando.
 

IS – Qual a maior injustiça contra o ser humano, em sua opinião?

TRPrometer o que não pode cumprir.
 

IS – Uma mensagem aos eleitores indecisos, aos seus seguidores, aos que acreditam em seu trabalho de mudança para melhoria da nossa realidade… enfim, ao povo recifense?

TR – Quero pedir o voto do povo do Recife mais uma vez, porque acredito que assim como na outra eleição, fizemos uma campanha limpa, sem máculas, tendo centenas de amigos voluntários apoiando, indo às ruas, levantando nossas bandeiras, espalhando nosso projeto pelo Recife. Vejo hoje muitas candidaturas novas; algumas, novas só na disputa, porque as práticas são manchadas por ilegalidades e falta de ética, enganando as pessoas de boa fé. Pretendo ser um batalhador incansável contra esses políticos. Mas vamos fazer diferente nessa eleição, vamos votar em quem já mostrou que sabe fazer e quer mostrar trabalho. Só preciso de UMA chance. Só UMA.
 

"É. Política séria se faz assim, com

Continue lendo

Ao município de São Pedro – SP

Ator. Haroldo Botta.SÉRIE BEM FAZER
Com entrevista do candidato verde
HAROLDO BOTTA

 

O Papo de Bem só fala sobre política quando a mesma está ligada à qualidade de vida do ser humano — o que é o caso agora.

Candidato pelo Partido Verde ao cargo de vereador, com o número 43444 e propostas sólidas, voltadas ao bem-estar da população são-pedrense, e sem papas na língua (no bom sentido, óbvio), o ator, diretor de teatro e consultor de Feng Shui Haroldo Botta aceitou nosso convite para esta

ENTREVISTA DE VOZ.

Um respeito a você, posso garantir! 

Botta iniciou a carreira de ator ainda criança, na TV Tupi, mas, nos anos 80, reinou na Rede Globo em novelas como MarinaO amor é nosso!. Em Dona Beija, da extinta TV Manchete, contracenou com ninguém menos que Maitê Proença.

Íntegro e defensor da vida, a suas bandeiras são:

Cultura,
Meio ambiente,
Governo mirim,
Proteção aos animais,
Saúde alternativa.

Enquanto escuta a sua visão de governo,
fique, a seguir, com a

Galeria de Imagens 
Haroldo Botta, Trabalho & Família.

Ouça a ENTREVISTA…

Coloque o cursor do seu computador sobre as fotos para ver a descrição das mesmas. Clique, a fim de vê-las em tamanho grande.
 

Saúde. O verde sempre presente em suas vidas.

Nos 63 anos da Televisão.

Haroldo e a esposa Valeska de Gracia.

Haroldo relembrando seu personagem na novela "A Viagem".

Haroldo Botta e família.


Mais sobre o candidato, veja nesta:

Continue lendo

“Portão” paradidático

Capa de "No Portão do Mundo".


Um mundo paradidático, aliás. Este é No Portão do Mundo, uma obra atual e dinâmica, destinada à reflexão de crianças, jovens e adultos.

O livro, do autor pernambucano Pedro Santana, atende aos requisitos da Educação Infantil quando dá as diretrizes de incentivo a atitudes solidárias e cooperativas, valorização da diversidade, ensejo à função social e pessoal, bem como conhecimento de mundo.

Foi abordado um tema adulto num "corpo" de criança e inserido no universo infantil.
 

Segue um trecho do romance

Minutos depois, Senhor Justiça anunciou em alto e bom som:

─ Atenção todos: Dona Fé, a anfitriã!

Os convidados ficaram admirados, os olhos esbugalhados. Pela primeira vez, todos viram aquela que emanava a luz e a força.

Descendo as escadas, Dona Fé, aos seus admiradores, falou pouco, mas bonito e certo:

─ Quero que esta luz e esta força entrem em todos os corações presentes neste mundo incerto! Que vivamos todos felizes, corretos na vida e crentes no que for justo e belo!

E abraçou cada um dos convidados, preenchendo o vazio nos corações. Um momento digno de ser eterno!

Ao fim, todos a aplaudiram de pé. E não a esqueceram, jamais! Ninguém pode viver sem a Fé.
 

Eu vejo como um ícone bem expressivo. Esse pensamento que vem no livro:

O homem se esquece da saúde, educação, trabalho e cultura. Hoje, temos a fé acomodada, a esperança abalada e a paz ameaçada!

 

A 1º Edição é de 2013. 
Índice para Catálogo Sistemático:
Brasil – Literatura – Literatura Infanto-Juvenil
 

O livro vem sendo comercializado pelo portal

Continue lendo

Em busca da evolução — Christiane Mattos


No momento, estou estudando e fazendo cursos de interpretação e fiz uma participação na série ‘Toque-me’, de Mariana Godois.

Palavras da atriz CHRISTIANE MATTOS, que iniciou aulas de ballet aos quatro anos e, aos onze, já sonhava ser bailarina. Entrou para o jazz, o sapateado Conforme foi crescendo, o sonho de se tornar artista aumentava cada dia mais. “Conciliei meu talento para a dança com os cursos de interpretação para TV e teatro, mas, infelizmente, nunca obtive apoio dos meus avós, que me criaram de forma conservadora”, conta a atriz.
Atriz. Christiane no Theatro Net Rio.


Christiane, que integrou o elenco de Ou Tudo ou Nada e é mãe do também ator Xande Valois, o paraplégico Claudinho, de Êta Mundo Bom!, teve a gentileza de me conceder esta
 

Teatro. Christiane como a velhinha do asilo.
EXCLUSIVA ENTREVISTA.
 

Você, com toda a certeza, irá amar. Acompanhe
 

IZAN SANT – Foi encerrado na capital paulista há um pequeno tempo, e com chave de ouro, o musical Ou Tudo ou Nada. O convite para você entrar no espetáculo aconteceu de que forma?

CHRISTIANE MATTOSA cena das velhinhas precisava de um número maior de pessoas, e a maioria dos atores já faziam outras trocas, foi quando o próprio Xande (Valois) sugeriu ao Tadeu que me colocasse fazendo a velhinha.
 

IS – Qual a sensação de ser mãe do precocemente talentoso Xande Valois? Ele está divino em Êta Mundo Bom!.

CMPor esse gênio do Xande, percebe-se o quanto ele me incentiva e apoia, e a sensação de ser mãe dele é de um eterno aprendizado a seu lado. Estou adorando o "Claudinho" de "Êta Mundo Bom!". Há muita verdade em suas cenas.
 

IS – Teatro, cinema ou televisão, o que você prefere mais?

CMAmo teatro, e foi maravilhoso estar no palco, mesmo que em uma pequena participação.
 

IS – Nosso tradicional bate-bola! Melhor(es) escritor(s) e livro(s) de nossa literatura?

CMJorge Amado. O melhor livro, “Gabriela, cravo e canela”.
 

IS – Um novelista e uma novela inesquecível!

CMWalcyr Carrasco e Glória Perez.
 

IS – Programa de TV predileto atual?

CM – “Êta Mundo Bom!”.
 

IS – Ator(es) e/ou atriz(es) favorito(s)…?

CMReginaldo Faria e Regina Duarte.
 

IS – Filme que mexeu profundamente com você!

CMCoração Valente.
Teatro. Em Ou Tudo ou Nada mais uma vez.


IS – O que não come de modo algum?  

CM Bacon.
Amizade. Christiane com os amigos. Relax.


IS – Hobby e mania!

CMAndar de patins na orla.
Cinema. Filmagens de "Através da sombra" e com Walter Lima Júnior.


IS – Cantor(es) e música(s)?

CMLulu Santos, “Tudo bem”.
 

Atriz. Christiane Mattos - Perfil.
IS – A melhor coisa do mundo é…? E tem pior, pra você?

CMA melhor coisa do mundo é estar perto de quem amamos e quem nos ama. Pior é a violência do ser humano contra seu semelhante.
 

IS – Christiane Mattos por Christiane Matos, defina-se.  

CMUma pessoa que aprendeu muito com seus erros e vive em constante processo de busca e evolução!
 

IS – Qual a sua mensagem super do Bem a quem está nos lendo agora e aos seus admiradores de plantão, querida?

Continue lendo

Como estudar eficientemente, brother?

Como estudar eficientemente.
Eu acho que sei como.

Nos meus tempos como professor, aprendi umas ações básicas que podem ajudá-lo(a) a estudar melhor, e eficientemente. Vambora, que as explicações são relâmpagos, mas vão ajudar você na volta às aulas!

. Mesmo que você não curta estudar, mas sabe que precisa disso, faça o seguinte: mentalize os benefícios que, no futuro, os estudos poderão lhe trazer, e assuma o Eu quero estudar com vontade!

. Durma 8 horas por dia, pois todo mundo sabe que é o tempo ideal pra que a gente esteja bem física e psicologicamente.

. Estipule um tempo pra estudar. Deixando tudo de lado que possa atrapalhar você (som, revistas, televisão, computador, etc.), duas matérias por dia, com uma hora pra cada, já está bem legal. Faça um intervalo de 10 ou 15 minutos entre uma hora e outra.

Continue lendo

Entrar

presente de artista

Bem-kete

O que gostaria de ganhar como presente de Natal? (Pode votar em até 2 alternativas)

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

msg do mês

Jebson Moraes - MSG DO MÊS

Aniversariantes

  • Adri Caetano (consultora/secretária – Igarassu/PE)
  • Adriana Esteves (atriz)
  • Adriane Pessoa (educadora – Igarassu)
  • Alinne Moraes (atriz)
  • Ana Alice Cabral (concl. Ens. Médio, Paulista/PE)
  • Brad Pitt (ator)
  • Carla Faour (atriz e roteirista)
  • Carlos Pedrosa (empresário – Itamaracá/PE)
  • Claudemir Gomes (prof. de Matemática – Igarassu)
  • Cláudia Raia (atriz)
  • Cynthia Peixoto (profa. de Português – Paulista)
  • Daniel Ávila (ator e professor de teatro)
  • Daniel Menezes (DKM Informática – Itamaracá)
  • Daniella Verolli (produtora de Eventos – Recife)
  • Danielle Winits (atriz)
  • Dionne Warwick (cantora)
  • Fábio Batista dos Santos (editor: vídeo e som – SP)
  • Fábio Bianchini (ator)
  • Fernanda Ribeiro (secretária – Igarassu)
  • Geneci Martelli (artista plástica – Tapurah/MT)
  • Gilson De Paula (ator – Recife/PE)
  • Giulia Gam (atriz)
  • Janaína Ana (aluna/Enfermagem – Itapissuma/PE)
  • Josenita Pereira (educadora – Olinda/PE)
  • Juliana Marcolina (intérp./Libras, Abreu e Lima/PE)
  • Kátia D’Angelo (atriz)
  • Leandro D’Melo (ator)
  • Leonardo Borba (ator – Triunfo/RS)
  • Lytah Cabral (recifense – residente em São Paulo)
  • Marcio Jorge Correa (Dj – Entre Rios do Oeste/AM)
  • Márcio Rosário (ator)
  • Marcondes Oliveira (biólogo – Recife)
  • Mariá Coutinho (turismóloga – Recife)
  • Marly Cabral (profa. de História – Recife)
  • Pedro Antônio (prof. de Inglês – Paulista)
  • Ricky Martin (cantor e ex-Menudo)
  • Rita Lee (cantora e compositora)
  • Rodrigo Andrade (ator, cantor e compositor)
  • Rodrigo Geraldini (biólogo – Conchal/SP)
  • Samuel Santos (ator, diretor, dramaturgo – Recife)
  • Selton Mello (ator e diretor)
  • Sílvio Santos (apresentador de TV)
  • Talita Monteiro (agente de saúde – Itapissuma)
  • Victoria Diniz (atriz)
  • Walcyr Carrasco (escritor, novelista e dramaturgo)
  • Wottson Carlos (func. da Unilife Saúde – Paulista)

Eventos

  • 04. Almir Rouche – especialmente na Festa de Nossa Senhora da Conceição – Santuário de Nossa Senhora da Conceição – Recife
  • 07. Cantata de Natal Nordestina: Corais e pastoril e lançamento do CD Quinteto Violado 46 anos, com Ed Carlos, Nádia Maia, Sanfoneiro Genaro e Sumara Ramos – às 17h – Gratuito – Fundaj / Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
  • 13. Festival Rumor, com Lílian Campesato -às 20h – Gratuito – Teatro Hermilo Borba Filho / Rua do Apolo, 121, Recife Antigo
  • 19. Especial Roberto Carlos – às 19h30 – R$ 7,50 – Galeria Joana D’Arc / Avenida Herculano Bandeira, 513, Pina – Telefone: 99751-3503
  • 28. Peça “CIÚMES DE UM MISÓGINO” – com a bela atriz PRISCILA CARDOSO, nos dias 14, 15, 21, 22 e 28 (último) – às 19h – Antigo Café / Av. Marquês de Olinda, 274 – Recife

FOTO DE BEM

Foto de Bem - Maria Clara Nóbrega

Facebook

Entrevista

Arquivos

VÊ, GALERA – Clica